A Poluição Na Capital

lixo.jpg

A foto acima foi tirada do Rio Guaíba de Porto Alegre na Capital gaúcha

A contaminação da água pode se dar através da falta de saneamento básico, lixo, agrotóxicos e outros materiais. Com isso pode ocorrer doenças e mortes. Esse tipo de dano ambiental provoca graves doenças nas pessoas e animais, manifestando-se com mais gravidade em pessoas com baixa resistência, como crianças e idosos, assim como a agonia de animais e do próprio rio, lago ou mar com o recebimento de resíduos orgânicos que por sua vez se multiplicam.

A proliferação desses microorganismos acaba por diminuir a quantidade de oxigênio na água levando a morte de peixes, plantas aquáticas, animais das margens e a morte de rios e lagos. Muitas vezes com a contaminação dos peixes, as pessoas que consomem esses peixes acabam causando graves doenças nas pessoas e até mesmo a morte.Algumas doenças transmitidas diretamente pela água poluída: cólera, tifo, hepatite, paratifóide, poliomielite entre outros.

São transmitidas indiretamente: esquistossomose, fluorose, malária, febre amarela, dengue, tracoma, leptospirose, perturbações gastrintestinais, infecções nos olhos, ouvidos, garganta e nariz. Sabe-se que uma pessoa é formada por 70% de água e precisa repor 2,5 litros de água diariamente (deve beber 1,5 litros e ingerir 1 litro por meio de alimentos hidratados).

 

A Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio, afetando, ou podendo afetar, por isso, a “saúde” das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com ele, ou que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes.

Tomando como base a espécie humana, tal definição, aplicada às ações praticadas pela espécie humana, levaria à conclusão de que todos os atos oriundos desta espécie são atos poluidores; o simples ato de respirar, por exemplo. A fim de que se estabelecessem limites para considerar o que, dentro do razoável, fosse considerado como poluição, foram estabelecidos parâmetros e padrões. Os parâmetros para indicar o que está poluindo e os padrões para quantificar o máximo permitido em cada parâmetro.

Para deixar mais claro, vamos citar um exemplo: uma determinada indústria lança nas águas de um rio águas com temperatura de 40o C, acima da média da temperatura normal dessas águas. Isso será uma forma de poluição consentida se para aquele rio no parâmetro temperatura, o padrão (máximo) de lançamento for 45oC

 

Não tão diferente de outros estados o rio Guaíba sofre com a poluição. Todos os dias lemos matéria sobre o que o lixo nos trás. E a falta de cuidado que nos ocasiona em nosso dia a dia mas só quando nos deparamos com a realidade que já vem ocorrendo com a chegada do verão que voltamos o mesmo assunto. A pergunta é o que é feito para isto mudar?

 

item.jpgA água que por vários anos não podemos beber tem uma origem camuflada. O por do sol, que tanto admiramos tem um final infeliz quando olhamos as bordas do rio. A cidade que busca o berço da cultura esquece que temos que preservar nosso ambiente natural.

 

É difícil acreditar que uma cidade que fica na margem de um rio das dimensões do Guaíba tenha tido, durante muito tempo, um problema crônico de falta de água potável. Mas foi o que aconteceu com Porto Alegre, e na dimensão que a poluição está se agravando logo não teremos condições de acreditar que tera algum tipo de providência para sua despoluição.

 

A população, à medida que foi aumentando, a sujeira e a poluição do Guaíba também foram aumentando. E o rio deixou de ser uma fonte confiável de fornecimento de água limpa. Isso Só não vê quem não quer nosso rio grita por uma providência, estamos em pleno século XX.

 

Se não tomarmos alguma providência de mobilização popular a contaminação da água vai continuar aumentando, e gerações futuras não terá as mesmas probabilidades de melhoramento.

 

 

 

 

 

Anúncios

~ por lucianeisaias em novembro 6, 2007.

8 Respostas to “A Poluição Na Capital”

  1. Muito bom o texto.. Estou fazendo um trabalho pra escola e me serviu bastante! Muita coisa que eu nao tinha cionhecimento agora ja sei! parabens ;]

  2. queria saber se os peixes do guaiba estÃO CONTAminados e pode ser consumidos?

  3. peixes do guaiba pode ser consumidos não estaõ poluidos?

  4. Esses peixes em sua maioria apresentam contaminação sim, principalmente aqueles pescados próximos as grandes manchas urbanas que são banhadas pelo lago. Acredito que não são contaminados aqueles pescados na parte sul do lago, em regiões como a de Itapuã e Barra do Ribeiro, no lado oposto.

  5. Nossa muito bom esse texto!!!!! usei para um trabalho de escola e tirei 10 no trabalho, nossa voçe ta de parabens pelo texto!!!!!!!

  6. Muito bom’

    ta ae meu trabalho de BIOLOGIA

    Crtl c Ctrl V

    kkkk’ brigaado

    bgs

  7. foi bom eu ter achado esse site

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: